História da Arte é uma das matérias que compõem a grade de alguns cursos específicos como Arquitetura, História e Decoração.
Apesar de compreender o estudo de toda a arte que já foi produzida por toda humanidade desde os primórdios da civilização, muitas pessoas ainda acham que esse é um conhecimento que pode ser descartado.
Para quem deseja se expressar através da arte é fundamental conhecer os diversos períodos, já que cada povo teve seus artistas e sua própria maneira de contar a história através da arte.
Os filósofos, historiadores e arqueólogos não cansam de afirmar que o surgimento da humanidade no planeta está associado de forma direta ao começo de suas formas simbólicas como língua, arte e religião.
Hoje sabe-se muito a respeito das antigas civilizações devido ao grande número de artefatos, pinturas e esculturas que foram encontrados e que retratam o dia a dia desses povos.
Dessa forma, estudar a arte é uma maneira de conhecer a política, religião, sociedade e até aspectos econômicos ao longo de toda história humana.
Outro ponto importante desse conhecimento é que através da dissecação da arte através dos tempos também é possível determinar o aspecto psicológico dos artistas, fazendo um estudo seguro de suas crenças e predileções.
E é justamente por causa de toda essa vasta variedade de informações obtidas através da arte, que muitas profissões são melhor desenvolvidas conhecendo essa história de forma completa.
História da Arte – 3 Profissões que Precisam Desse Estudo
Falamos acima que a arte está diretamente relacionada com o surgimento da humanidade no planeta.
Veja abaixo, as 3 principais profissões que se desempenham melhor com o estudo da História da Arte.
1 – Arquitetura
Para quem não sabe as construções também são consideradas arte, pois encerram em suas formas e projetos o momento político, econômico e social dos povos através dos tempos.
É muito importante que um arquiteto saiba diferenciar os diferentes períodos da arte para entender melhor a concepção e desenvolvimento de determinados prédios e residências.
É a partir desse entendimento que o profissional será capaz de desenvolver um estilo próprio, ou mesclar em seu trabalho os vários estilos que já existem.
2 – Pintura
Uma das grandes formas de expressão artística no mundo é a pintura.
É através dela que temos imortalizados grandes momentos políticos, sociais e até econômicos.
Por isso, quem deseja se dedicar a essa arte como forma de ganhar a vida, deve estudar a História da Arte em todos os seus períodos e influências.
Saber distinguir os diferentes estilos através dos tempos, e reconhecer os traços de seus principais pintores é fundamental para encontrar o próprio estilo e sua própria manifestação artística.
3 – Decoração
A criação de móveis e utensílios também é uma demonstração de como a civilização avançou ao longo dos séculos.
Todo bom decorador, precisa conhecer a História da Arte para criar um ambiente que tenha o estilo dessa, ou daquela época sem correr o risco de misturar tendências.
Dentro dos cursos de decoração de interiores essa é uma matéria obrigatória na grade curricular.
E você, já estudou História da Arte hoje?
Deixe um comentário