Utilizar Técnicas de Memorização ajudará a aumentar a produtividade e também a não cair na curva de esquecimento que leva alunos a terem o famoso “branco” na hora de provas e testes.
Para quem não sabe, a curva de esquecimento é um processo natural do cérebro que tende a esquecer as informações que não são repetidas no dia a dia.
É por isso que muitos terapeutas indicam o sistema de repetições para os pacientes, pois assim a mente fica “inundada” com uma determinada informação e não esquece mais.
Porém, quando falamos de estudos a quantidade de assunto é grande e muito diversificada, então apenas repetir não é a melhor maneira de memorizar o conteúdo para se lembrar posteriormente.
Inclusive algumas pessoas confundem os termos memorizar e decorar, acreditando que se tratam da mesma coisa.
Mas, decorar é o ato de reter uma informação apenas com a finalidade de usá-la automaticamente e de forma objetiva.
Por exemplo as fórmulas usadas em matemática e física, muitos alunos apenas decoram e só sabem usá-las dentro do contexto acadêmico, não entendendo o porquê elas são aplicadas.
No caso da memorização a informação passa a ser entendida, dessa maneira ficando mais fácil de ficar retida na memória por mais tempo.
Técnicas de Memorização – 5 Maneiras Básicas de Reter Informação Aprendendo
1 – Ler novamente
A primeira prática para memorizar melhor é ler o texto mais de uma vez, sempre grifando e destacando o que acha importante.
Se for possível, leia em voz alta, pois assim ficará mais fixado na mente a partir do uso da voz.
2 – Escrever para lembrar
Quando estamos no ensino fundamental é muito comum os professores mandarem fazer cópias de textos para memorização.
Essa é uma técnica muito boa, principalmente porque exercita a mente de duas maneiras simultâneas: lendo e escrevendo.
3 – Resumir
Fazer resumos é uma boa prática de memorização, pois quando conseguimos destacar os pontos mais importantes de um assunto é porque já estamos mais familiarizados com ele.
Adquira o hábito de resumir, seja com texto corrido, ou utilizando o formato de quadros e chaves para destacar o que é mais importante.
4 – Gravar
Outra forma de memorizar conteúdo mais rapidamente é fazer gravações do estudo para ouvir depois.
Muitas pessoas inclusive, utilizam esse recurso na forma de “mensagem subliminar” e dormem ouvindo fórmulas e conceitos fechados de matérias como matemática, física, química e biologia.
5 – Desenhar
Uma das Técnicas de Memorização que mais funcionam é fazer desenhos, ou mapas mentais do conteúdo que precisa ser memorizado.
Mapas mentais são desenvolvidos a partir de um tema central, que vai recebendo ligações com subtemas e informações relacionadas criando links que complementam a informação.
6 – Exercitar
Nada melhor para manter o conteúdo na cabeça do que fazer exercícios sobre ele.
É por isso que os questionários e testes de múltipla escolha são as tarefas preferidas dos professores, pois ajudam os alunos assimilarem melhor a matéria.
Crie perguntas do que precisa memorizar, conforme vai respondendo a mente vai assimilando e guardando a informação para usar depois.
Seguindo essas 6 dicas, com certeza terá muito mais facilidade para memorizar o conteúdo da próxima prova!
Técnicas De Memorização Avançadas e Profissionais
Se você quer dar um passo a frente e aprender técnicas de memorização avançadas, que comprovadamente ajudaram milhares de pessoas a passarem em concursos, processos seletivos, provas, vestibulares, Enem, e a conseguirem decorar o que quiserem ou precisarem (a bíblia por exemplo), conheça o CURSO MEMÓRIA 360° do Professor Renato Alves.
Clique no botão abaixo e conheça detalhes.
Deixe um comentário